Cápsula com Césio-137 é roubada de Laboratório na Argentina

Autoridades da Argentina investigam o desaparecimento de uma cápsula com Césio-137 de um instituto médico na cidade de Rosário. O material radioativo era utilizado na calibração de equipamentos de medicina nuclear.

Após o sumiço ser constatado, o governo emitiu um alerta nacional e orientou que qualquer pessoa que encontre o objeto não o toque nem tente transportá-lo. As forças de segurança apuram se houve falha nos controles internos ou retirada não autorizada.

Segundo especialistas, o risco à população é considerado baixo enquanto a cápsula permanecer intacta dentro da blindagem de chumbo. Ainda assim, a exposição ao material pode causar sérios danos à saúde caso a proteção seja violada.

Imagem gerada por inteligência artificial

✅️ Fonte: Rede Pampa e Jornal O Sul

LEIA TAMBÉM

Menu