OMS diz que não há sinais de surto maior de Hantavìrus após caso em navio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira (12) que não há sinais de um surto amplo de hantavírus após os casos registrados no cruzeiro MV Hondius. Apesar disso, a entidade informou que novos infectados ainda podem surgir entre passageiros e tripulantes que seguem sendo monitorados por autoridades de saúde em diferentes países.

O número de casos ligados à embarcação subiu para 11, segundo informações das equipes sanitárias responsáveis pela investigação. A OMS destacou que o risco de disseminação para a população em geral continua baixo, já que o hantavírus — especialmente a variante Andes, identificada no episódio — apresenta transmissão limitada entre humanos e geralmente exige contato próximo.

O caso já deixou mortos e provocou uma operação internacional de evacuação, rastreamento de contatos e quarentena coordenada por governos europeus e autoridades sanitárias. Equipes de saúde seguem acompanhando possíveis exposições para evitar novos casos relacionados ao cruzeiro.

✅️ Fonte: Rede Pampa e Jornal O Sul

LEIA TAMBÉM

Menu