Vazamento de gás tóxico é contido após quatro dias em Manaus

O vazamento de gás de estireno na fábrica da Innova, em Manaus, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros na tarde de domingo (19). Com a contenção do incidente, a empresa informou que as atividades suspensas na região, como aulas e serviços públicos, podem ser retomadas. Em nota, a Videolar-Innova pediu desculpas à população, agradeceu o trabalho das autoridades e afirmou que vai investigar as causas do acidente para evitar novos episódios.

O problema teve início na quarta-feira (15), após um aumento anormal da temperatura em um tanque da petroquímica, que provocou a liberação de vapores de estireno pelos sistemas de segurança. Desde então, 414 pessoas buscaram atendimento médico por sintomas relacionados à exposição ao produto químico. A maioria recebeu alta após apresentar quadros leves, mas duas seguem internadas. A morte de um homem de 67 anos, que passou mal após o vazamento, ainda é investigada pelas autoridades de saúde.

A prefeitura de Manaus aplicou uma multa de R$ 9,9 milhões à empresa por danos ambientais e cobrou um plano de contingência. Já o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) autuou a Innova em mais R$ 12,5 milhões por poluição atmosférica. O governo estadual também criou um comitê para acompanhar o caso, enquanto as autoridades mantêm orientações para que a população evite áreas afetadas e procure atendimento médico em caso de sintomas.

📷Reprodução
✅️ Fonte:Rede Pampa e Jornal O Sul

LEIA TAMBÉM

Menu